Terça-feira, 27 de Junho de 2006

4 - Os baricentros

Os Baricentros são muitos, como os chapéus, no tempo do saudoso Vasco Santana. Há para todos os gostos, segundo as suas forças. Dizem que é o centro de gravidade. Fala-se agora muito nestes centros, tanto que às vezes, cada um, nem parece um centro, mas uma linha descrita por um centro que se move.

Já me falaram no baricentro de uma cadeira, que eu conhecia só por centro de gravidade. O centro de gravidade de um automóvel, que os construtores de autoestradas parece que desconhecem. Enfim, às vezes não sei bem se será o ponto de encontro entre dois corpos que se atraem, ou se será o ponto, entre eles, em que as suas forças de atracção se igualam; se será o ponto central de um corpo, ou ponto Zero.

Mas, quando se fala de astros a coisa complica-se um pouco. Nunca me lembrei de estudar estes centros, ou baricentros, mas estou a achar muita graça. Disseram-me, não há muito tempo, que havia um muito pertinho do Sol e, se bem entendi, que era ele que atraía a Terra, razão  pela qual me diziam que "Na realidade, nem a Terra roda à volta do Sol, nem o Sol roda à vola da Terra": Em parte, fiquei todo satisfeito, pensando que me estava a ser dada razão, mas deve ter sido por outra qualquer razão. Vou aguardar que abram o privilégio para fazer mais perguntas. Já vai para dois meses que está fechado, mas tem prometido que abrirá no fim do mês. Talvez seja no fim deste.   Depois voltarei a este artigo, logo que possa, para lhe dar mais um empurrãozinho.

 João Cândido

publicado por Clube bolsadoslotos às 22:29
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


.posts recentes

. 21 - AGRADECIMENTO

. 20 - NA REALIDADE...

. Ano Internacional da Astr...

. 18 - ONDE ESTÁ A VERDADE

. 17-CURIOSIDADES ASTRONÓMI...

. 16 - Um Presente

. 15 - Ainda o Plutão

. 14 - Era uma vez um Plutã...

. 13 - Então porquê?

. 12 - Os periodos da criaç...

.arquivos

. Julho 2014

. Novembro 2013

. Janeiro 2010

. Maio 2008

. Julho 2007

. Novembro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds