Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006

10 - Abóbada Celeste ou Esfera Celeste?

Penso que se deve destinguir uma expressão da outra, isto é, que devem ter significados diferentes.

Como geocentrista convicto, até por não ter possibilidade de, fora da Terra, ver o Universo, tenho preferência pela Abóbada Celeste, parecendo-me que a maior parte das vezes não se faz destinção. Mas, o que não me deixa ser um heliocentrista é o facto de não conseguir saber quem terá sido que alguma vez tenha provado que, na realidade, é a Terra que roda à volta do Sol e, fundamentalmente, por que nunca me apercebi de que o Polo Norte Celeste tenha mudado de lugal no tecto da Abóbada Celeste. É verdade que muitas vezes o observei e sempre vi, mesmo a olho nu, que ele, o Polo Norte Celeste, não muda de lugar. O que vi foi que a Estrela Polar é que, diariamente, parece rodar à sua volta devido ao movimento de rotação da Terra. Qualquer pessoa pode observar esse fenómeno, sempre que as condições o permitam. Por outro lado e isso mesmo, estou convicto de que se pudesse observar o Polo Sul Celeste, teria de concluir de igual modo.

Peço desculpa ao leitor, mas tenho de interromper este trabalho

28/08/2006 Estou a tentar refazer-me da explosão do Plutão. Voltarei brevemente

30/8/2006  Cá estou de volta.

Aquilo foi um estardalhaço! Pronto deixamos rapidamente de ter Plutão. Quem no futuro ler a Revista SUPER, n,º 101 de Setembro de 2006, ainda irá encontrar a olho nu o Plutão na página 21 e aqui ficará para a eternidade.

E sempre disse que os Snrs. Astrónomos andavam a criar um Universo muito perigoso, que qualquer dia começaria a desfazer-se. Embora com alguma dificuldade lá iam dizendo coisas de Plutão. Só faltou dizer que de ciência certa lá havia petróleo. Não disseram que me conste, mas que já lhe tinham pesado a massa, medido a órbita, etc. etc. foi o que se viu. Ou teria sito tudo ficção científica?

Mas, voltemos ao tema. Embora este blog tenha por título "esferaceleste", como disse, prefiro Abóbada. Entendo que só deverei falar de Esfera Celeste quando pensar, ou me imaginar, fora dela. Por exemplo, quando me imagino a viajar numa nave seguindo o Eixo da Terra, entre o tecto Sul-Norte, estarei a ver, ao longe, a Abóbada celeste,. Claro, que este ver é muito limitado, visto que só poderei ver uma parte do que está iluminado pela potente luminosidade da luz solar, mas mesmo assim gosto de imaginar, mesmo que isto nada tenha que ver com ficção científica, que é coisa para se entreterem os cientistas.

Eu há longos anos que venho perguntando a toda a gente que julga perceber disto, se é capaz de me dizer onde se encontra  o Polo Norte Celeste e se ele estará sempre no mesmo sítio ou lugar da Abóbada Celeste. Falam-me da Estrela Polar, como se ela estivesse lá mesmo ou fosse exactamente o sítio do Polo Norte, mas algumas pessoas têm a noção de que fica aí bem perto. Claro, este "bem perto" é relativo. Tudo é relativo!. Isto basta, talvez sem razão, para me fazer muita confusão, esta explicação das estações do ano, por exemplo, assim como sempre vi explicar as fases da Lua.

Por outro lado tenho alguma dificuldade em saber se poderei imaginar-me fora da Esfera Celeste. Será que os telescópios mais potentes nos mostrarão algo do que está fora dela ou que se pode ver é tudo o que está no tecto da Abóbada Celeste? Será, que para lá do tecto, estará o espaço infinito do Universo, repleto de buracos negros, galáxias negras ...? Ou será que a Abóbada Celeste é simplesmente o aparente tecto do que está dentro do nosso alcance visual, a olho nu, ou também o que está fora mas que só poderá ver-se, ou interpretar-se, com auxiliares de diagnóstico astronómicos? 

Isto é, não sei se alguma vez me poderei sentir fora da Esfera Celeste ou para lá da Abóbada Celeste. Quero eu dizer, será, por exemplo que poderei supor que estou para lá da estrela mais afastada de nós?

Poderei supor que estou instalado, por exemplo, na maior estrela da Cassiopeia a espreitar,  pelo meu mais potente telescópio, onde ficará o Polo Sul Celeste, para ver se ele se move, relativamente, por exemplo, a Alfa de Centauro? Talvez uma boa observação, para ver se esta coisa do tecto da Abóbada Celeste tem tudo bem arrumado nos seus respectivos lugares de modo que, com esses pontos luminosos, se possam estabelecer coordenadas estáveis e fiáveis.

 Mas, no caso de não poder, já me contento em imaginar que estou algures no plano da eclíptica, não só o da órbita da Terra à volta do Sol, como a do Sol à volta da Terra, neste caso alheando-me da ideia fixa de que tem de ser o Sol, e só o Sol, o astro capaz de atrair todos os outros existentes no seu Sistema, deixando-me de pensar que não é essa sua força, mas a gerada por toda a massa Universal que repele as siderais para o Centro, no qual a Terra está assim obrigada a permanecer rigorosamente ao Centro, mais do que dizia o outro. E já agora, pensar que o Sol não poderá ter mais força atractiva do que aquela que obriga Mercurio e Venus a segui-lo, na sua órbita à volta do Centro, onde se encontra, forçadamente, a Terra. 

E então, teremos de olhar para esta mais cuidada representação que nos mostra  como veríamos só o movimento da Terra à volta do Sol, durante as 4 estações do ano, se nos imaginássemos no espaço de fora um pouco acima do plano. Tudo perfeitamente sedutor, facilmente comprensível na aparência para quem não consiga ligar o vista à mente. Mas se esta nos lembrar que o Eixo da Terra tanto deverá estar apontado para o Polo Norte Celeste em Junho como em Dezembro, quando a Terra estaria distante mais de 300 milhões de quilómetros, terá de estranhar que isso possa acontecer uma vez que esta representação obriga a mostrar a inclinação do Eixo da Terra em relação ao Sol da qual dependerá a diferença das estações em cada um dos hemisférios. Só falta ainda representar melhor o plano do Equador em cada um dos apontados meses, não bastando aquele pequeno OVO a denunciar um pesado chapéu sobre o inverno que começa em Dezembro, ao Norte do Equador. Ou será que o Equador é algo diferente do que realmente é? 

Poder-se-ia aproveitar esta representação para, simultaneamente, mostrar as fases da Lua, talvez bastando o arco que vai de Março a Junho, já que fica mais próximo de nós. Então, voltemos ao blog "7-Movimentos Terra-Lua-Sol"

E, que mais será preciso para se ver que a tal teoria é inaceitável?

30/8/2006  - João Cândido

publicado por Clube bolsadoslotos às 19:46
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


.posts recentes

. 21 - AGRADECIMENTO

. 20 - NA REALIDADE...

. Ano Internacional da Astr...

. 18 - ONDE ESTÁ A VERDADE

. 17-CURIOSIDADES ASTRONÓMI...

. 16 - Um Presente

. 15 - Ainda o Plutão

. 14 - Era uma vez um Plutã...

. 13 - Então porquê?

. 12 - Os periodos da criaç...

.arquivos

. Julho 2014

. Novembro 2013

. Janeiro 2010

. Maio 2008

. Julho 2007

. Novembro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds